Hoje é sexta amiguinhos do café!! Dia de Teoria. Dia de explodir o cérebro, estragar a infância. Dia de caçar pelo em ovo e levantar discussões infinitas sobre a veracidade dos pontos abordados.
– Especial Mentiras da Disney –
“Mogli – O Menino Lobo”: os violentos Mogli e Balu
Do que se trata:
Do filme da Disney “Mogli – O menino Lobo” (1967), baseado na fábula (e, segundo os historiadores, apologia) do colonialismo que Rudyard Kiplingescreveu em 1894.
Onde está a mentira:
A Disney reduz a violência do relato original, no qual Mogli por duas vezes destroça povoados humanos sedento de vingança e o urso Balu o educa a pancadas que escandalizam os demais animais.
Além disso, apresenta o personagem do Rei dos Macacos, Louie, com todos os estereótipos dos negros e que chega a cantar para Mogli “Dubidu, quero ser como tu”.
Em plenos protestos de rua e insurreição social pelos direitos civis da comunidade negra, esta paródia ofensiva criou controvérsia e alimentou a percepção de que Walt Disney (“Mogli – O menino Lobo” foi o último filme que ele supervisionou pessoalmente) utilizava o cinema para difundir mensagens ultraconservadoras.
Deixe seu comentário, isso nos ajuda a saber o que você mais gosta para produzir conteúdo cada vez melhores.